GESTIÓN DE LA INFORMACIÓN A TRAVÉS DE ESPACIOS VIRTUALES DE LA UNIVERSIDAD ULEAM, AÑO 2022.

Autores

  • Pablo Vidal Fernández
  • Tania Cañarte Rodríguez
  • Johnny Rodríguez Sánchez

DOI:

https://doi.org/10.56124/refcale.v12i1.002

Palavras-chave:

gestión de la información; usabilidad, accesibilidad web; universidad.

Resumo

O objetivo principal do estudo foi analisar a gestão da informação por meio de espaços virtuais da Universidade Lay Eloy Alfaro de Manabí, durante o ano de 2022. Além disso, investigar a forma como a universidade gerencia a informação por meio de diversos espaços virtuais e conhecer como as ferramentas tecnológicas suportam a forma como são geridas as diversas informações que surgem nos ambientes institucionais. O estudo centra sua importância na realização de análises com visão gerencial capaz de orientar e promover a boa gestão da informação nas universidades. Foi utilizada uma metodologia de abordagem mista, para a qual foram aplicadas entrevistas a funcionários universitários, trabalhadores da área de gestão da informação; e por outro lado, os níveis de acessibilidade e usabilidade foram observados através de dois testes. Os resultados evidenciaram alguns problemas a nível tecnológico virtual (pesquisas, navegação, acesso a informação relevante, redes sociais, entre outros) que minimizam a qualidade da navegação dos utilizadores, impactando negativamente a qualidade da informação disponibilizada através dos espaços digitais. Conclui-se assim a necessidade de articular os diferentes espaços universitários para promover uma gestão eficaz e atualizada da informação, tendo em consideração a melhoria do site como espaço de promoção institucional.

Referências

Albarracín, M., Tapia, J., Tobar, S., Banda, M., Cayo, L. & Gallardo, C. (2018). La universidad ecuatoriana en la gestión del conocimiento en la contemporaneidad. Discalculia: didáctica y educación. 9(3), 1–12. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/768

Altamirano, V. y Altamirano, F. (2018). Recursos para la gestión de la comunicación online. Gestión, actores y recursos. Cuadernos Artesanos de Comunicación, 149, 75-106. http://www.cuadernosartesanos.org/2018/cac149.pdf#page=75

Antúnez Sánchez, A. G., & Veytia Bucheli, M. G. (2020). Desarrollo de competencias investigativas y uso de herramientas tecnológicas en la gestión de información. Revista Conrado, 16(72), 96-102. http://scielo.sld.cu/pdf/rc/v16n72/1990-8644-rc-16-72-96.pdf

Arias, F. (2012). Proyecto de investigación. Introducción a la metodología científica. 6ta edición. Caracas. Venezuela: Episteme.

Barrientos, E.; Morris, Ll. y Sánchez, K. (2022). La gestión logística como base de la competitividad empresarial. Estudio de caso latinoamericano en J. Martínez Garcés (Ed.). Corporación Universitaria Autónoma de Nariño, Colombia. Avances en investigación científica. 1(3) 137-148. https://doi.org/10.47666/avances.inv.3

Barzaga, O.S.; Vélez, H.J.J.; Nevárez, J.V.H. y Arroyo, M.V. (2019). Gestión de la información y toma de decisiones en organizaciones educativas. Revista de Ciencias Sociales (RCS), 25(2), 120-130. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7025997

Caro, J. (2019). Análisis comparativo de los sistemas de gestión de contenidos (CMS), de software libre, para la implementación de sitios web y aplicación al caso práctico para la Institución Educativa Exitu's. Universidad Nacional de Piura. https://1library.co/document/z31kr19y-analisis-comparativo-contenidos-implementacion-aplicacion-practico-institucion-educativa.html

Castro, R. D. (2018). Manejo de tecnología e información científica en la formación universitaria. IyD, 5(2), 63–82. https://doi.org/10.26620/uniminuto.inclusion.5.2.2018.63-82

Chang, J. M. Z., Barrera, R. E. R., & Lazo, C. A. L. (2017). Innovación en la Educación Superior. Revista Publicando, 4(11 (1)), 719-731.

Cogoyo, R., y Español, W. (2021). Retos y perspectivas de los docentes Institución Educativa Cecilia de Lleras, en Montería frente a la educación virtual en tiempos de pandemia. Universidad Metropolitana de Educación, Ciencia y Tecnología. Panamá. https://dspace2-umecit.metabuscador.org/bitstream/handle/001/3544/Ramiro_Luis_Cogollo_Berrio.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Díaz, J., Ruiz, A., & Egüez, C. (2021). Impacto de las TIC: desafíos y oportunidades de la Educación Superior frente al COVID-19. Revista Científica UISRAEL, 8(2), 113-134. https://doi.org/10.35290/rcui.v8n2.2021.448

Espinoza, E., Toscano, D., y Torres, S. (2018). Gestión de las tecnologías de la información; un desafío del ámbito académico universitario en el Siglo XXI. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores. 6(27) 1-22. https://dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/59/811

Fernández, P. V., & Montenegro, K. G. P. (2019). el impacto de la brecha digital en los procesos de enseñanza y aprendizaje en la universidad laica eloy alfaro de manabí. refcale: revista electrónica formación y calidad educativa. issn 1390-9010, 7(1), 1-14.

Flórez, M., Aguilar, A. J., Hernández, Y. K., Salazar, J. P., Pinillos, J. A., & Pérez, C. A. (2017). Sociedad del conocimiento, las TIC y su influencia en la educación. Revista Espacios, 38, 39. https://www.revistaespacios.com/a17v38n35/a17v38n35p39.pdf

Guaidó, M. (2019). Adquisición de competencias digitales: una experiencia de investigación acción en la UNEFM, Venezuela. Revista Electrónica Formación y Calidad Educativa (REFCalE). 57-75. https://refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/download/3016/1824

Hernández, H., Pitre, R., & Jiménez, M. (2018) Continuous Improvement for Colombian Universities through Innovation in Information Management. Contemporary Engineering Sciences, 11(83), 4095 – 4103. https://doi.org/10.12988/ces.2018.88461

Hernández, R.; Fernández, C.; y Baptista, A. (2014). Metodología de la investigación. 7ta edición. Buenos Aires. Argentina: Mc. Graw Hill.

Marín, S., y Díaz, L. (2019). Estudio de caso análisis de la arquitectura de la información del portal web de cenicafé. Universidad de Manizales, Colombia. https://ridum.umanizales.edu.co/bitstream/handle/20.500.12746/5799/ESTUDIO%20DE%20CASO.%20PAGINA%20WEB%20CENICAFE_Sandra%20Marin_Luz%20Diaz.pdf?sequence=2&isAllowed=y

Martínez, V., y Rincón, E. (2021). Problemas y desarrollo de la identidad en el mundo digital. Rev. chil. derecho tecnol. 10(2, 251-276. https://www.scielo.cl/pdf/rchdt/v10n2/0719-2584-rchdt-10-2-00251.pdf

Melo, D. F., Silva, J. A., Indacochea, L. R. y Núñez, J. H. (2017). Tecnologías en la Educación Superior: Políticas Públicas y Apropiación Social en su implementación. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, 11(1), 193-206. doi: http://dx.doi.org/10.19083/ridu.11.498

Moreira, M. A. (2018). Hacia la universidad digital: ¿dónde estamos ya dónde vamos? RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 21(2), 25-30.

Ortiz, J., Segarra, J., Villazón, B., & Saquicela, V. (2020). REDI: Towards knowledge graph-powered scholarly information management and research networking. Journal of Information Science, 48(2) 167-181 https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0165551520944351

Quijije, J., y Quijije, K. (2019). Caracterización de la gestión universitaria dentro de la Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí (ULEAM), Ecuador. Revista Industrial Data 22(1), 133-152. DOI: http://dx.doi.org/10.15381/idata.v22i1.16531

Salas, L. (2018). La línea en la publicidad. Una revisión sobre la división del ATL Y BTL. Observatorio de la Economía Latinoamericana, (agosto).

Serrano, M. S. (2019). La influencia de los CMS en la creación de las páginas web. CLIC, 3(2), 7.

Smith, J. (2021). Diseño y usabilidad de los sitios web de las universidades. Madrid: Editorial Universitaria.

Veiga, J. M. F. (2020). El aula y el aprendizaje del futuro, como será. José Manuel Ferro Veiga: Autoedición.

Vidal, P. (2023). El portal web de la universidad pública ecuatoriana: Hacia el equilibrio entre accesibilidad, posicionamiento y usabilidad. adComunica. Revista Científica de Estrategias, Tendencias e Innovación en Comunicación, 25, 97-136. DOI: http://dx.doi.org/10.6035/adcomunica.6993.

Zambrano, M., Molina, L., y Delgado, D., (2023). Gestión de la identidad digital de estudiantes de la carrera de gestión de información gerencial. RefCalE. Publicación arbitrada cuatrimestral. 11(2) 82-104. http://refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/3751/0

Zamora, K., & Cornejo, J. (2021). Percepción sobre los procesos colaborativos y de participación ciudadana en la zona metropolitana de Puerto Vallarta. Región y sociedad, 33, e1466. https://doi.org/10.22198/rys2021/33/1466

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Vidal Fernández, P. ., Cañarte Rodríguez, T. ., & Rodríguez Sánchez, J. (2024). GESTIÓN DE LA INFORMACIÓN A TRAVÉS DE ESPACIOS VIRTUALES DE LA UNIVERSIDAD ULEAM, AÑO 2022. REFCalE: Revista Electrónica Formación Y Calidad Educativa. ISSN 1390-9010, 12(1), 1–22. https://doi.org/10.56124/refcale.v12i1.002

Edição

Seção

Investigaciones